terça-feira, 30 de abril de 2019

Peregrinação dos Símbolos Missionários

            Nos dias 26 e 27 de abril, aconteceu, em nosso Colégio, a Peregrinação dos Símbolos Missionários da Arquidiocese de Curitiba. Esta ação promovida pela Arquidiocese, convida os fiéis a terem um contato ainda maior com a Palavra de Deus, com a cruz do Senhor e com a presença materna de Maria, Senhora da Luz.
            A Peregrinação é composta por três símbolos:
·         A Cruz: Sinal da vitória de Jesus Ressuscitado e que nos chama à conversão diária em nossas vidas. Para nós, cristãos, a cruz não é sinal de derrota, mas sim um sinal de vitória e alegria.

·         Sagrada Escritura: A Bíblia, Palavra de Deus, viva e eficaz, é lâmpada nossos pés e luz em nosso caminho (cf. Sl 119 (118), 105). Sua presença em meio ao povo recorda que esta Palavra sempre nos alimenta, orienta e guia nossa vida e missão.

·         Imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais: A presença materna de Maria acompanha os passos de seus filhos. Assim como o próprio Cristo confiou sua Mãe a João, também nós recebemos Maria em nossas casas.
No Colégio Marista Paranaense, a Peregrinação começou na sexta-feira pela manhã, quando as crianças da segunda etapa da catequese acolheram os símbolos e os levaram para a Capela do Colégio. As três turmas da manhã participaram de um encontro único, onde cada símbolo foi trabalhado de maneira especial e, ao final, puderam rezar diante deles.
            Na parte da tarde, as atividades com os Símbolos Missionários aconteceram com os alunos dos segundos e primeiros anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, durante a acolhida, com a visita da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A turma dos crismandos também participou da Peregrinação, com o encontro realizado na capela diante da cruz missionária e os jovens da PJM também puderam participar de um momento de espiritualidade junto dos Símbolos Missionários.
            No sábado, as crianças da catequese da primeira etapa tiveram um encontro totalmente voltado para esta peregrinação, com o tema “Os amigos de Jesus recebem a visita dos Símbolos Missionários”. Divididos em grupos, puderam participar de três oficinas, cada uma com um símbolo de maneira particular. O ápice foi a conclusão da Peregrinação com a presença dos pais dos catequizandos para um momento de oração com as famílias.
            Esta Peregrinação foi uma oportunidade de alimentarmos nossa fé neste Tempo Pascal e, como família Marista, confrontarmos nossas vidas com a cruz do Senhor, alimentados por sua Palavra e com a proteção de Maria, sua e nossa Mãe.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário