terça-feira, 22 de agosto de 2017

JOVENS DA PJM CONTRIBUEM PARA O SÍNODO DOS BISPOS

Em 2018, a Igreja promoverá a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. No processo de preparação do Sínodo, ocorre a fase de consulta, onde o povo de Deus pode enviar a Igreja suas reflexões e contribuições. Destacamos que, para a construção deste instrumento de trabalho, que fundamentará a discussão de toda a Igreja, ocorre uma pesquisa em nível mundial, a fim de compreender as realidades dos jovens e de seus acompanhadores.

“Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”. (Carta do Papa Francisco aos Jovens).

Uma vez que somos parte da Igreja, o Colégio Marista Paranaense também contribuiu com este processo. Na última sexta-feira, dia 18 de agosto, o grupo da PJM do Ensino Médio leu e discutiu o Documento Preparatório para o Sínodo dos Bispos, afim de inteirar-se desta caminhada que a Igreja realiza junto aos jovens do mundo inteiro. Após a discussão e partilha do documento, os 70 jovens presentes no grupo acessaram o site do Vaticano e responderam o questionário disponibilizado pela Santa Sé.

“Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre”. (Carta do Papa Francisco aos Jovens).

Seguindo os passos de São Marcelino Champagnat, acreditamos no rosto jovem da Igreja. Que o Espírito Santo desça sobre a Igreja neste processo e sobre cada jovem espalhado no mundo. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário