segunda-feira, 3 de outubro de 2016

FÓRUM DE JUVENTUDES 2016

No último sábado – 01/10 – o Colégio Marista Paranaense realizou o Fórum de Juventudes 2016, com o tema “Juventude: Expressão e Participação”. O evento contou com a participação de 215 jovens, dentre alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Marista Paranaense e alunos/educandos de algumas Unidades Maristas de Curitiba: Colégio Santa Maria, PUCPR, TECPUC, CEM Eunice Benato, CEM Ecológica e CEM Curitiba/Paróquia São Rafael. A abertura se deu com palavras de acolhida do Diretor Educacional Mário Pykocz e do Núcleo de Pastoral, seguidas de uma breve apresentação dos objetivos e da metodologia do Fórum por parte da Comissão Local de Juventudes do Paranaense. Na sequência, os convidados especiaisVictor Meireles (Vice-Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Curitiba), Bárbara Moraes (Instituto Legado e Voluntária da ONG TETO) e Fábio Viviurka (Diretor de Marketing da PUCPR) – mediaram as seguintes Oficinas Temáticas, respectivamente: Participação e Representação Juvenil; Juventude e Protagonismo Social; e Comunicação e Expressão Juvenil. Após participação nas Oficinas Temáticas, os participantes retornaram ao grande grupo para o debate conclusivo, durante o qual puderam tecer seus comentários e dirigir suas perguntas aos convidados bem como ao Prof. Edvan Cleder (Professor de Ensino Religioso e Coordenador da Área de Ciências Humanas do Colégio) e ao aluno Guilherme Marinho (membro da Comissão Local de Juventudes). Representatividade juvenil, senso de coletividade, atuação voluntária, protagonismo, projeto de vida e hiperconectividade foram os assuntos que mobilizaram as reflexões do Fórum de Juventudes 2016, com destaque para a problemática da identidade juvenil no contexto social, político, econômico e religioso pós-moderno.

“As palestras do Fórum de Juventudes foram simplesmente incríveis. Com diversos temas e ideias para serem discutidas, foi muito esclarecedor e construtivo para minha forma de pensar”.
(Victor Bueno Garcia - 1ª Série EM - Colégio Paranaense)

“O Fórum mostrou-se um evento oportuno e receptivo para o debate e a informação sobre a voz, os direitos e os deveres do jovem na contemporaneidade”.
(Isadora Langel – 2ª Série EM – Colégio Paranaense)

“Saí do Fórum com uma das frases dos palestrantes grudada na cabeça e estive refletindo muito sobre ela desde então: Os jovens não são apenas o futuro do país, são também o presente”.

(Viktória Kuhn – 2ª Série EM - Colégio Paranaense)

“Os Palestrantes também eram jovens, e suas palavras ressoavam em nós. O que eles falavam fazia sentido, porque eles falavam a nossa língua”.
(Felipe Maestri - 2ª Série EM - Colégio Santa Maria)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário