terça-feira, 6 de setembro de 2016

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ)

Juventude, Missão e Misericórdia foram os imperativos que marcaram o fim de semana dos jovens que participaram do Dia Nacional da Juventude. Promovido pelo Setor Arquidiocesano da Juventude, o DNJ aconteceu no Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba, entre os dias 2 e 4 de setembro. Os jovens participantes do evento foram motivados pelo espírito do Ano da Misericórdia e pelo lema da JMJ 2016: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançaram a misericórdia” (Mt 5,7).

No intuito de celebrar as expressões juvenis que dinamizam e enriquecem a Igreja, o DNJ na Arquidiocese de Curitiba teve um caráter missionário. Convidados a levarem a Palavra de Deus às casas das famílias, os jovens realizaram visitas missionárias à comunidade local. O DNJ contou ainda com a presença de Dom José Antonio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba – e Dom José Mário Angonese – Bispo Auxiliar da mesma Arquidiocese – que presidiram a Celebração Eucarística, motivando os jovens a serem, na Igreja, discípulos-missionários.

O Colégio Marista Paranaense se fez representado no DNJ pela pastoralista Adrielle Druciak e pela aluna e participante da PJM Gabrielle Fil dos Santos, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense. Gabrielle Fil partilha conosco sua experiência no DNJ:

Participar do DNJ foi uma experiência maravilhosa!!! No começo fica aquele friozinho na barriga de como vai ser, mas quando chegamos fomos imensamente bem acolhidas! Participamos de vários momentos reflexivos sobre a misericórdia e o que nos leva a sermos jovens missionários que desejam levar a Palavra de Deus àqueles que precisam. Assim como o Papa Francisco disse – “quero que a Igreja saia às ruas!” – fomos convidados a sair do comodismo e levar o Deus presente em nós a todos. Em um momento da missão, quando passávamos por um comércio, chegamos até à dona do estabelecimento, explicamos que estávamos ali para uma missão e perguntamos se podíamos fazer uma oração e ler uma passagem bíblica. Quando ela nos permitiu fazê-lo, a luz da rua voltou e ela disse algo que me emocionou muito: “Vocês trouxeram a luz!”. Quando realizamos a oração ela começou a chorar e nos contou que o marido dela estava em uma viagem e não estava bem de saúde e a nossa visita veio em um momento perfeito. Era Deus nos enviando para rezar por ele! Esse fato me marcou muito e mostrou o quanto podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa e isso faz com que eu queira cada vez mais me tornar missionária!















Nenhum comentário:

Postar um comentário