quinta-feira, 11 de junho de 2015

ACAMPAMENTO "LUZ NA FLORESTA" 2015

No último feriado prolongado, entre os dias 04 e 07 de junho, no Recanto Santa Maria, aconteceu o acampamento “Luz na Floresta” realizado anualmente pela Pastoral do Colégio Marista Santa Maria. A PJM do Paranaense enviou 8 jovens para participar desta experiência que oportunizou a análise de sua própria vida, um conhecimento maior de si e do convívio em comunidade, aprofundando o comprometimento dos jovens com a causa do Reino de Deus.
Confira abaixo depoimentos de alguns dos jovens que participaram desta experiência, nesses intensos 4 dias:
“As experiências que o Luz na Floresta me proporcionou com certeza não foram apenas momentâneas. Todas as reflexões, os desafios, a troca de informações, a convivência. Foram quatro dias inesquecíveis, que me induziram a uma viagem pessoal de autoconhecimento, de emoções e descobertas. Posso afirmar que tive a oportunidade de conhecer pessoas exemplares e inspiradoras durante o acampamento, e que o contato com elas fez uma diferença enorme em minha vida. Não estive somente na presença de jovens maravilhosos, como também pude criar laços fortíssimos com pessoas que durante todo o tempo me apoiaram, me ajudaram a superar barreiras e me escutaram. Pessoas que me viram rir, chorar e me entregar. Pessoas que espero levar para a vida toda, e que em quatro dias conseguiram contribuir enormemente na minha própria evolução. Os ensinamentos passados durante o Luz na Floresta, os sentimentos compartilhados, as mensagens trazidas e as profundas reflexões realizadas superam até mesmo toda a diversão, as risadas, os desafios vencidos, as músicas e as conversas, porém foi a junção de tudo isso que fez com que o acampamento se tornasse algo encantador e memorável para mim.”
Mariana Tenório – 2ª D

“O Luz na Floresta pra mim foi uma experiência única. Foram quatro dias nos quais ri, chorei, me emocionei, cantei, abracei muitas pessoas, escutei muitas histórias comoventes e inspiradoras, me diverti, me descobri, fiz amizades nas quais adquiri uma enorme confiança decorrente dos desafios propostos e vivi cada momento como se fosse 2:30 (entendedores entenderão hahahha), como se fosse o único, último. Me perguntaram no começo quais eram minhas expectativas para o acampamento, eu disse que esperava encontrar a luz que eu não tinha com certas pessoas na minha vida e essas são as que mais me amam e eu não retribuía de acordo... Então no Luz eu pude reconhecer esse amor e agora eu estou fazendo de tudo para que essas pessoas também percebam como são amadas. E que minha luz, agora, ilumine a todos!”
Gabrielle Fil dos Santos – 2ªC

“Há quem diga que é só passageiro, mas é certo que momentos ficam na memória de quem vive assim” O luz na floresta foi um divisor de águas na minha vida. Sabe aquela época que você se sente sozinha e não coloca muita fé em você mesma? Foi exatamente assim que eu fui para o Luz. E, nossa aprendi tanta coisa desde então, que a felicidade está na simplicidade da vida como rolar na grama, aprendi a valorizar as pessoas, reencontrei amigos através de olhares os quais me passaram tanta segurança, confiança e amor. Comecei a escutar o silêncio que diz tudo, e vi o quão rápido o tempo passa e ele deve ser aproveitado ao máximo, pois uma hora a vela vai apagar e vai ser tarde demais. Sei agora que partilhar o que eu sinto é muito melhor do que enterrar tudo dentro de mim. Aprendi a ser mais criança, que nada é por acaso, e que as muralhas sempre vão existir, que você vai ter que se equilibrar na corda bamba, mas que sempre vai existir alguém fazendo a sua segurança. Compreendi que não devo me assustar se as pessoas do meu lado caírem e eu tiver que seguir em frente na liderança. Aprendi a dar um salto no escuro nos braços do pai (igual a um golfinho, ou um peixe piruleta). Sei que as relações não podem ser descartáveis, pois você cata ou pega objetos e não pessoas. Criei esperanças de um mudo melhor onde seja possível viver um amor com significado. Entendi que a competição sempre vai existir e que eu já comecei com muita vantagem, e agora resta decidir se eu vou pular no lago e tentar salvar o máximo de pessoas que se afogam ou caminhar até o alto do rio e tentar resolver o problema o qual as faz caírem. Entendi o quanto a minha família me ama e que eles são meus melhores amigos, independente do que aconteça. E o mais importante, aprendi que sou luz. Resta agora agradecer a todos que contribuíram para a realização desse acampamento que foi desempenhado maravilhosamente. A toda a equipe de pastoral do Colégio Santa Maria que nos acolheram com um amor imenso, aos meus monitores André, Pietro e Clara que me guiaram nesse caminho e me fizeram uma pessoa muito melhor e assim como todos da tribo Simeão que me trataram como família Jo, Carol, Pedro, João, Alexandre, Chipa, Larissa, Gabi, Luiza, Luisa, Isa e Ana, sério gente vocês são incríveis. Muito obrigada. E a todos os participantes do luz que tornaram esse acampamento tão especial. “Foi pouco tempo mais valeu, vivi cada segundo, quero o tempo que passou”."
Elisa Carolina Hlatchuk – 2ªD


Agradecemos a Pastoral do Colégio Marista Santa Maria pela parceria e por oportunizar esta experiência para os jovens da PJM do Colégio Marista Paranaense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário